Louvamos a Deus ou a dEUs?
Agora o Dj Ero pegou pesado! Agora eu vou tocar na ferida de muito crente, bom ou mal e até na minha, agora vai! Esse assunto não é muito discutido mas não é por isso que é menos importante e o assunto de hoje irmãos é:
Os louvores que cantamos são pra Deus ou pra dEUs.
E nada melhor pra escrever um artigo sobre louvor do que escrever isso ouvindo meus louvores favoritos, sim, eu gosto de rock gospel, algum problema? Se tiver, pode falar, pode expor, pode me criticar, me excomunga, porque eu realmente gosto de rock, e se o rock é pra Cristo eu gosto em dobro, mas o que devemos olhar não é o ritimo mas sim a letra dos louvores, existem alguns tipos de louvores, como eu era líder de ministério de áudio e vídeo antigamente eu passei muito tempo ao lado do ministério de louvor, pude conhecer muitas musicas e muitos modos de louvar com musica, mas devemos nos lembrar que todo louvor deve ser cristocentrico e não antropocêntrico e devemos analisar as letras pra saber se elas te coerência e não são apenas textos sem contexto, vou fazer algumas analises baseadas em meus estudos e opiniões.
Hinos:
Hinos são cânticos clássicos das igrejas, infelizmente os hinários estão sumindo, não se vê mais lindos hinos como, “PORQUE ELE VIVE” ou “RUDE CRUZ” são hinos que nos fazem chorar com sua beleza e com a mensagem, vou colocar alguns trechos desses belos hinos aqui.
“Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida, esta nas mãos do meu Jesus que vivo está”
Demonstra a segurança que temos em Cristo e a entrega que nós damos a ele, demonstra que nada tememos quando Cristo esta no comando porque ele é nosso general e ele sabe o melhor pra mim.
Agora em contraste:
“Como Zaqueu EU quero subir, o mais alto que EU puder só pra te ver, olhar para ti e chamar sua atenção para MIM.”
Uma musica que pode parecer bonita e com mensagem, mas analise que nela o EU, o MIM, o autor deixa claro que quer chamar a atenção de Cristo pra ele, e Zaqueu não subiu na arvore pra que Cristo olhasse pra ele, ele subiu por ser de baixa estatura e ele não fez nada pra que Cristo o olhasse, Jesus apenas viu um pecador e o chamou pelo nome para o arrependimento, ele o chamou pelo nome e ele me chama, te chama, chama a todos pelo nome pra que nos arrependêssemos, Jesus não chegou pra Zaqueu fazendo milagres de prosperidade e riqueza, ele impactou o publicano, ele usou do seu amor e fez Zaqueu se arrepender e restituir tudo o que tinha roubado quatro vezes mais, este foi o milagre, o que esta musica fala é que devemos fazer estripulias pra chamar a atenção de Jesus pra recebermos milagres dele, isso é colocar o homem no centro e deixar Deus apenas como um provedor e não como o centro da nossa vida, o nosso senhor, lembrem-se, somos servos SERVOS do Deus vivo, nós devemos a ele tudo, então adoremos a ele e não ao nosso ego.
Outro pequeno exemplo:
“Eu quero ser, senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro, quebra minha vida e faze-a de novo, eu quero ser um vaso novo”
PERA AI ERO! A MUSICA DO ZAQUEU NÃO FALA A MESMA COISA COM ENTRA NA MINHA VIDA E MEXE COMA MINHA ESTRURA?
NÃO!
O hino vaso novo fala do nosso dever de se humilhar para nosso Deus e entregar nossa vida a ele, colocar nossa vida nas mãos dele e deixar ele nos moldar sem esperar nada em troca, nem milagres nem prosperidade nem nada, apenas a vida nova em Cristo Jesus apenas isso e só isso. Não fala de chamar a atenção de Deus, fala apenas de ser moldado por e pra Deus, pra ser de Deus e agradar a Deus e apenas a ele, agora eu vou dar minha opinião sobre uma musica que muita gente gosta, mas eu vejo algumas coisas que realmente eu não entendo em sua letra lá vai:
Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
O que era festa e agora
É luto do que já morreu
Não podes pensar que este é o teu fim
Não é o que Deus planejou
Levante-se do chão!
Erga um clamor!
Restitui!
Eu quero de volta o que é meu
Restituir o que?
Somos nova criatura, somos nova vida.
Deus não tem que te restituir nada, ele não é receita federal pra passar fazendo a restituição.
Somos nova vida meus amados, o que se foi não é mais.
Deus tem coisas novas, e novos planos pra você.
Se Deus for restituir o que perdido foi eu te digo o que você vai ter de volta, você vai ter o pecado, a condenação, o sofrimento, o teu lugar no inferno, porque é isso que foi tirado de você, Jesus em seu santo sacrifício tirou tudo isso de você, ele te salvou, te deu Refrigério pra alma, te deu u jugo suave, um fardo leve, te deu um caminho de luz, mas se você que o que de você foi tirado, então irmão eu só te digo uma coisa, VA LER A BIBLIA.
Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
Essa passagem me intriga, os planos que foram embora, se eles foram embora não eram planos de Deus, porque nada pode frustrar os planos de Deus.
Os sonhos que você perdeu, pode ter certeza que não eram os sonhos que Deus sonhava pra você, Deus não vai te tirar o que vai edificar sua vida, ele não vai deixar os sonhos e os planos dele na sua vida se frustrarem, mas se o plano de Deus não for te dar riqueza e prestigio, então meu irmão não há corredor de sal que resolva.
O louvor irmãos deve ser feito pra adoração e ensino, mas infelizmente existem louvores que só servem pra sujar o evangelho de Cristo, parecem causos de igreja, outros parecem piadas, eu sou muito a favor de louvores que ensinam e passam mensagens, pois ensinar e falar de Deus é uma forma de adoração, mas as musicas que exaltam o homem e tratam Deus como um provedor de bênçãos e nada mais eu não trato apenas como besteira porque usar o nome de Deus pra exaltar o homem e deixar Cristo de lado é BLASFEMIA e blasfêmia é pecado, então irmãos prestemos atenção n que cantamos dizendo que é pra Deus para que por ignorância não pequemos usando o nome do pai pra exaltar a nós mesmos.
Dj Ero Senin
Gostei do texto! Existem muitas músicas evangélicas heréticas que exaltam ao homem em vez de exaltar a Deus. Louvor é cantar cânticos de adoração a Deus e não ficar cantando músicas de auto-ajuda. Parabéns, pelo texto!
ResponderExcluir