quinta-feira, 15 de março de 2012

Aos mestres com carinho

Obrigado Sensei

Às vezes eu chego a me perguntar, como podemos aprender com pessoas que de fato nunca existiram, como personagens da ficção podem mostrar o melhor do ser humano e inspirar pessoas ao bem.

Hoje quero falar de um personagem que eu admiro, Onizuka Eikichi, ele não é na verdade o melhor dos exemplos como ser humano, mas ele é a maior das inspirações de persistência e bravura, de ideais que hoje parece que já perdemos.

Eu já pensava em ser professor, mas depois de ver a historia de Onizuka eu me decidi, eu serei um professor, com a determinação de Onizuka, serei do tipo de professor que da o sangue pelos alunos, aquele que não desiste de nenhum, igual a Onizuka, eu mudarei a vida dos meus futuros alunos, um a um.

Acredito que Deus tenha me feito pra isso, se olho pro passado, as coisas que aprendi, o modo que as aprendi, sou hiperativo e me dou muito bem em seminários e apresentações, sou criativo e aprendo fácil, tenho paciência pra ensinar, mas por outro lado, odeio rotinas, não gosto muito de trabalhos burocráticos.

Sinto que Deus me fez pra ser um bom professor, pra ser benção na vida de pessoas e poder mudar elas, então não me surpreende que o personagem que eu mais admire seja um professor, que as pessoas que passaram pela minha vida e eu me espelhei são professores, eu tenho fome pelo aprendizado quero sempre aprender mais, ler mais, escrever mais e passar tudo o que sei para o próximo.

Deus me fez desde pequeno para isso sinto eu, mas desde pequeno eu disse pra mim “Não irei fazer faculdade de artes, essa é uma das ultimas coisas que eu gostaria de estudar” hoje não me vejo fazendo outro curso, me apaixonei pelas artes e por sua historia, pelos seus personagens, quando decidi fazer artes eu disse pra mim mesmo “serei um fotografo, ou trabalharei com vídeo, mas aula eu não vou dar” mas Deus como eu estava errado, hoje eu sinto paixão pelo ensino, amor pela educação e não sei o que será de mim se não for professor.

Deus age comigo de um jeito estranho, eu sempre tentei correr pra longe disso, mas então eu resolvi aceitar, quero ser professor, eu vi que as pessoas que eu admirava nos tempos de colégio eram meus professores, eu os via e ainda os vejo como pessoas fortes, incríveis, inteligentes e gentis, pessoas que dominavam o espaço da sala, eu os via quase como heróis lá na frente, sempre inabaláveis conduzindo uma locução inteligente e de conteúdo, professores são demais.

Existem nomes que eu nunca vou me esquecer, estes são os nomes dos professores que eu mais admiro, em primeiro lugar vem a professora Silvia de português, eu sempre amei ler, mas não gostava de estudar a língua portuguesa, essa pessoa incrível era como nossa mãe no colégio, uma pessoa seria mas amorosa que me fez ter amor pela escrita, uma pessoa que me ensinou a redigir, pra mim esta será uma heroína pra mim.

Professora Renata de matemática, esta não é das pessoas que eu mais gosto, mas é das que eu mais admiro, focada no ensino, ela lutava pelos alunos, ela não desistiu de mim mesmo quando eu mesmo desistia, sorte dos alunos que tiveram aula com ela, eu percebo hoje a pessoa que ela foi pra mim e eu a admiro.

Professora Cristina, é minha professora atual de historia da arte, eu me apaixonei por essa matéria que muitos odeiam por causa dessa professora que mostra que se importa com seus alunos, e é apaixonada pelo que faz.

Professora Lucy, talvez a professora mais amada pelo alunos, professora de química, ela sabia dar valor a mim, enquanto havia os que não me compreendiam, ela foi uma das que me procuraram compreender como eu era, e ela me respeitou e me tratou como um verdadeiro neto, ela sabia que pra um aluno aprender ele deveria ser valorizado.

Professora Alesana de sociologia, ela me dizia que a aula só tinha sentido quando eu estava lá, porque eu era o único que se interessava pelo estudo social, eu era o único que prestava atenção em suas palavras e debatia os assuntos das aulas com ela, mas mesmo assim ela não desistiu de nenhum, ela deu valor a cada aluno.

Professores Rubens e Luis de física, eles me ensinaram que mesmo a aula da matéria mais complicada e teórica pode ser divertida, e que mesmo o aluno com a maior dificuldade pode aprender, duas pessoas que mudaram a minha forma de ver os estudos.

São vários os outros nomes inesquecíveis pra mim, pessoas admiráveis, infelizmente, não tenho um nome de um professor de artes dos tempos de colégio de guardo com carinho, isso pra mim é triste, pois é onde quero atuar na área das artes, mas espero ser um professor admirado por meus alunos, com o mesmo carinho que admiro os que vieram antes de mim, e que eu inspire novos professores assim como eles me inspiraram.

Mas eu estava falando do professor que eu mais admiro, Onizuka mesmo ele não sendo real, ele me inspira e foi pela sua historia que eu me decidi realmente seguir a carreira mais desvalorizada pela nossa sociedade, a profissão mais ingrata do Brasil, mas a mais importante porque os grandes não seriam grandes se antes um professor não tivesse dado os alicerces da educação neles, a educação pode salvar uma nação, Onizuka mostrou que a educação e a valorização do aluno como ser humano pode mudar vidas, aproximar pessoas, pode salvar vidas.

Onizuka teve o maior desafio do mundo, cuidar de uma sala que odiava professores, uma sala que tinha sido traída por um professor, e isso acarretou na morte de uma aluna, ele com seu jeito único, mesmo sendo odiado pelos alunos e pela maioria de seus colegas, mudou a cada um, um de cada vez, ele trabalhou cada vida, cada coração de um jeito único, ele por algumas vezes arriscou sua vida pelos alunos, ele deu seu sangue pelos alunos, ele ME INSPIROU ele me mostrou que não importam apenas notas, ele mostrou que pra educação dar certo, tem que haver mais coração do que cérebro.

Mesmo contrariado por muitos ele lutou,ele inspirou seus alunos, mas também inspirou pessoas na vida real, ele me inspirou a ser o que ele foi, um professor de verdade, ele mostrou que o professor é uma profissão sagrada, nas mãos do professor estão as vidas dos alunos, os futuros dos alunos.

No dia em que um medico, conseguir tratar de 40 pessoas ao mesmo tempo, na mesma sala, tendo algumas que não o respeitam, outras que o odeiam, outras que nem ali queriam estar, e tratar todas unicamente com respeito e dar valor em cada uma delas por 9 meses dia após dia, tratando cada uma de forma diferente, tendo que compreender, acreditar e lutar por cada uma delas, ganhando mal, tendo que trabalhar em casa, não sendo valorizado e nem recompensado da forma que merece, sendo tratado como nada e mesmo assim perseverando por saber que o futuro dessas pessoas depende de seu empenho e dedicação a elas, eu irei admirar um medico.

No dia em que um político fizer o mesmo, eu irei admirar ele.

No dia em que um jogador de futebol assim o fizer, eu irei admirar ele.

No dia em que um cantor conseguir essa proeza, ele vai ter minha admiração.

No dia em que um ator, um advogado, um empresário, ou qualquer pessoa conseguir isso, eu irei ter admiração por elas, eu não desmereço essas profissões pois há muita gente que luta de sua maneira e se esforça por isso, mas elas não estão acima de um professor, elas não sabem, não entendem o valor de um professor, o nosso querido país não tem noção do valor de um professor, no Japão os únicos que não são obrigados a se curvar na presença do imperador são os professores, agora vemos o exemplo deste país que já sofreu de tudo e se reergue mais forte a cada vez, na Dinamarca, Suécia e outros paises muito mais desenvolvidos que o nosso, o professor é tratado com todo o respeito e admiração, estes são os lugares mais desenvolvidos com taxas de pobreza quase nulas.

Será conhecidencia que aqui no Brasil, temos um alto índice de miséria e criminalidade, sendo que o professor é o cargo publico de nível superior que ganha menos, que é menos valorizado e que quando luta por seus direitos é tratado como bandido, porque na historia recente do Paraná um governador jogou a cavalaria da policia militar contra os professores que apenas exigiam melhores condições de trabalho.

Temos que dar valor aos professores, agradeço a todos os que deram valora mim quando eu era aluno.

E agradeço também a Onizuka Eikichi e sua incrível historia que me inspirou a seguir a carreira de professor no futuro, ele mostrou que pra ensinar não se precisa apenas ter todo o conhecimento teórico, mas é necessário principalmente, ter coração, ter amor, ter respeito e determinação. É preciso ter coragem pra ser um bom professor, porque existem muitas pessoas que dão aula, mas professores, educadores, estes sim são raros, aqui fica minha homenagem, as pessoas que me ensinaram e principalmente ao personagem que me inspirou.

Obrigado Sensei!

Uma homenagem de Pedro H. Quina

2 comentários:

  1. Eu também serei professor (depois de ser segurança). Antes de ler esse incrível texto, eu já desejava ser professor. Eu te dou o maior apoio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo, eu te dou o mmaior apoio em seu sonho de ser professor e segurança. Se assim for a vontade de Deus tudo vai dar certo, eu oro por vc, e espero que Deus te abençoe mais e mais

    ResponderExcluir